quinta-feira, 9 de maio de 2013

blog da semana · o alfaiate lisboeta

Foi exatamente enquanto pairavam na minha cabeça palavras possíveis para acompanhar este blog da semana, palavras que não me soavam bem porque o nosso alfaiate não tem que ser sempre o The Sartorialist português (embora a mim me pareça um elogio), porque me cansa quando se sugere que as fotografias nem parecem captadas em Portugal, e blablabla, foi ai que li este post e pensei, basta copy past e está tudo explicado.

"O pai daquilo a que hoje (num tom que paira algures entre o cool e o pomposo) se costuma designar por street style photography será um senhor chamado Bill Cunningham. O legado deste homem é algo a que, objectivamente falando, podemos chamar de património histórico e cultural. (uns bons) 40 anos de retratos de pessoas em Nova Iorque. Retratos de décadas inteiras de como se vestem e vestiam (por) aquelas ruas e avenidas que – tenhamos ou não passado por lá – tão bem conhecemos. Mas foi o conceito de “aldeia global” e a blogosfera que vieram dar um novo sentido a tudo isto e, se foi no extremo oriente que se crê que a ideia terá nascido (ainda nos anos 90 Shoichi Aoki se tornou conhecido pelos seus retratos em Harajuku, uma zona de Tóquio conhecida pela exuberância e apuro estético dos jovens que por lá andam), foi em Nova Iorque que este senhor que a elevou ao seu estatuto máximo. E – no melhor sentido possível que este termo poderá significar – a banalizou e fez chegar a tantas pessoas. Em Dezembro de 2008 passei a ser mais uma dessas delas. Curiosamente, acabo de me dar conta que fiz este retrato 5ª feira passada 28 de Setembro, precisamente 7 anos depois de ter sido publicada a 1ª fotografia no seu blogue, o tal que mudou o mundo e a minha vida."

Aqui fica o tal senhor americano, o tal senhor português e algumas fotografias que me encheram o olho. Para quem quer mais, já se sabe:










© Alfaiate Lisboeta

2 comentários:

  1. Oh, também me apetecia falar deste blog, achas que pode ser blog da semana 2 vezes??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mana, fazes na próxima semana. Tenho a certeza que serão post's diferentes ;)bj

      Eliminar

hit counter