segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

l+l ... +a

"Women come to New York for the two L's: Labels and Love"dizia a nossa celebre Carrie Bradshaw. Pois minha cara amiga, além de muito mais penso que a essa quote lhe falta claramente o A. Mas depois já não era uma quote, i know.

Para mim women come to New York for labels, love and art. Custa acreditar que exista produção artística suficiente para encher o Metropolitan, o Guggenheim e o Moma...e ainda toda uma série de Museus que os guias ocultam mas nos enchem a alma...como a Neue Galerie. Escondida entre o Central Park e uma esquina da Fifth Avenue lá está a porta de ferro que por surpresa nos leva ao universo de Viena de Áustria e das obras de Klimt, Schiele, Picasso, Kurt Schwitters, Polke, Otto Dix...e ainda saborear um bolo de chocolate fantástico.

Aviso nr.1, por muitas vezes que se tenham visto os watter lilies de Monet, nunca é demais. A mim voltaram a arrepiar-me até as lágrimas. E obrigada ao Moma por tratar os tipos de letra como devem ser tratados e ainda ter dedicado uma parede inteirinha à identidade da Casa da Música. Sempre vale a pena contratar o Sagmeister...


Escolher 1? O Moma. A não ser que tenham duas semanas inteiras para visitar o Metropolitan...são inúmeras salas de arte de história e vida. Um dia no Museu mais famoso de NYC não chega nem para ler o desdobrável! Mas como tudo em NY o Met também esconde uma pequena preciosidade inacessível aos mais distraídos, uma exposição intitulada XS na qual podemos usufruir de obras intimistas com o tamanho suficiente para nos encherem o coração. Fantástico.

E se de repente houvesse um Museu em que corpos perfeitos com histórias imperfeitas estivessem caídos de cabos e se houvessem cavalos e cães e burros, tudo em escala real. Capaz de provocar, onde politica, religião e amor caem do mesmo céu. Tudo e mais...aqui.


Visitar estes Museus preencheu-me e recordou-me que o meu amor pelo design não vai nunca ser tão grande quanto o amor à arte. Porque é muito importante que o mundo funcione mas é fundamental que não deixe de sentir.

3 comentários:

  1. A primeira vez que fui a Museu a sério foi contigo, em Londres. Ainda te lembras o que disseste quando viste os Girassois ???? Pois bem, lembro-me sempre disso quando visito um Museu .....minha grande maluca!!!
    Adorei mais este 'bocadinho' de NY

    bjos

    ResponderEliminar
  2. Quanto mais vemos, mais andamos, mais queremos ver e andar! NY nunca cansa! :) O que hoje é verdade, amanhã pode ser mentira! Muito bom!!! és fantástica!

    ResponderEliminar
  3. Pi ri-me tanto ao ver o teu post. E sabes, se calhar devia ter mesmo feito o que pensei...Deus protege os audazes ;) Mas tinha que ser aos girassois. Nada contra o Van Gogh. Também me lembro que nessa viagem te apaixonaste por Degas...e da Gap e Acessorize (que não existia em Portugal). Que saudades de viajar contigo.

    Joaquim quando estava a ler o teu comentário pensei. Pois NY é como a vida. :)

    ResponderEliminar

hit counter