terça-feira, 21 de junho de 2011

verão é Sesimbra




Tinha que ser cedo, mas acabava por nunca ser tão cedo quanto o Pai queria.

Numa casa de mulheres as horas nunca são tão importantes como o conteúdo de uma mala de férias...mas era de manhã ainda, quando a nossa família de quatro dava inicio ao longo, e por vezes doloroso processo, de carregar a mala do carro com material variado para 15 dias de sobrevivência em Sesimbra.

E lá ia-mos nós nunca sem antes passar pelas bifanas quentinhas de Vendas Novas. Nesse tempo só havia um café aquele, o tal, que agora parece meio escondido no meio de tanto Franshising da bifana. Mas adiante ... que naquele tempo Sesimbra era muito longe...

Os 15 dias de Sesimbra eram sagrados já não sou do tempo dos moinhos esse foi só teu, o meu tempo foi o do Hotel Espadarte que nos ligou para sempre aos toldos vermelhos. Até mesmo mais tarde, já no tempo da casa do largo da Igreja, ainda fazíamos o caminho até aos nossos toldos. Sempre o mesmo com as mesmas duas cadeira altamente disputadas. À nossa volta a grande Família, que não parava de crescer, a Família de Beja e o canto de Campo Maior. Mas isso já são outras histórias. As nossas histórias em Sesimbra faziam-se de pasteis nata, licores de pescador, do peixe da lota, do dia em que os Avós nos visitavam, e mais tarde os amigos...quase sempre os meus que tu sempre foste moderada.

Sesimbra é a melhor praia do mundo nela cabe toda a minha infância feliz, cabem os escaldões que fizeram da minha cara uma cara sardenta, as picadas do peixe-aranha, as idas às boias, os passeios de gaivota. Como era a mais pequena sempre fui a que menos pedalei, a que não tinha que ir ao mercado de manhã a que tinha as sandwiches preparadas. Por ti :) Sesimbra é a melhor praia do mundo, é a minha. Nela cabe toda a saudade e o amor da nossa família de quatro.

Feliz Verão 2011.

5 comentários:

  1. Minha querida,
    Como sabes já estou de lágrima no olho.este post foi direitinho para o meu coração.
    Era mm assim!! Eu também tenho saudades da nossa família de 4... muitas!
    Nesta tua descrição faltou apenas o teu carrossel, esse eu não fui a tempo.

    Lembro-me muitas vezes destes dias que pareciam um ano inteiro.

    Para a próxima em vez de 4 seremos mais de certeza!!

    Espero que a mãe não veja este post, senão é capaz de chorar até ao dia de vir para o Porto.

    Beijos grandes minha pequena

    ResponderEliminar
  2. ...tb me apareceu por aqui uma lágrima... pequenina, tu és linda*

    ResponderEliminar
  3. hum... adorei o post. Captaste muito bem o espírito - mas as bifanitas são as de Vendas Novas, não? ;))

    ResponderEliminar
  4. ups vou já corrigir. Obrigada.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Sesimbra é a minha praia de eleição, adoro adoro! Toda a minha infancia está lá. :)

    ResponderEliminar

hit counter